segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CONJUGAÇÃO DO VERBO: EMBRULHAR

Breakfast at Tiffany's (1961) de Blake Edwards.
Originalmente, fala-se de uma mulher que troca a sua vida de doméstica por uma vida de solteirona na cidade. Uma mulher que enfrenta a vida com uns cocktails na mão, uns sapatos de marca e uns óculos escuros. Holly Golightly é o ícone. A personificação da elegância e da mulher ilusória que muitas miúdas se imaginam a ser. É a superfície. Esta escultura que se vê, é uma mulher que foi magoada no passado, mas que veste essa dor em tons vistosos. Tornando-se mais forte. 

O problema, é que esta gata, no final de contas nunca iria pertencer a ninguém depois disso, como vemos no filme. Corta-se tudo o que é sugestivo, até o facto de uma mulher poder querer viver solteira para sempre. Holly nunca perpetuaria esta história de que o conto de fadas existe. 

Deixaria o gato perdido e questionar-se-ia eternamente sobre o que lhe aconteceu depois de o ter abandonado. É a sua epifania - ele pertencia-lhe, apesar de ela pensar sempre que não. Tal como ela pertenceu a alguém, mas fugiu, porque há um mundo inteiro de coisas por ver.

Sem comentários: