segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

«CHUTZPAH» A AUDÁCIA PARA O BEM OU PARA O MAL

Whiplash - Nos Limites (2014) de Damien Chazelle.


Dei por mim no outro dia a esquecer-me que o tinha olhado, mas olhei. Registei. Tem um toque extremamente sensível, há ali um modo de mostrar que retira o atrito entre a ficção que é apresentada e a minha realidade. É um filme que invade, faz mergulhar - sabe bem - tem nervo, tem um pulsar primoroso, tem uns grandes tomates! A minha única resistência, é que algum tempo depois, ficou a sensação de que estes dois homens são estátuas exageradas de uma matéria muito mais complexa - matéria que não poderá nunca ser trabalhada em pedra. Há um labirinto estudado para nós, todo certinho, sem grande forma de fugir ao "sermão" que há à saída. Não me incomoda a doutrina dada, incomoda-me é ser uma obra com a moral fechadinha.

Sem comentários: